Atendimento:

Social Media

O que é um Social Media?

O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais. Pode parecer simples, mas não é!

Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um mundo de tarefas e responsabilidades que não podem ser vistas por quem está de fora. A maioria envolve análises estratégicas e muita mas muita mesmo pesquisa.

Por isso é tão importante entender a fundo o que faz o analista antes de se aventurar no mercado.

Frustrações podem ser comuns quando as expectativas não são devidamente alinhadas, já que muita gente acha que o trabalho de um social é relativamente simples e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha uma página no Instagram ou no Facebook e também no youtube e tiktok.

A principal responsabilidade de um Social Media é passar para o público nas redes sociais a essência de uma marca. Quem ela é? No que acredita? Como se posiciona? Qual é sua forma de ver o mundo?

Os conteúdos propriamente ditos, assim como a oferta do serviço ou produto, acabam se transformando em uma simples consequência quando a estratégia é criada com o devido propósito e uma compreensão verdadeira acerca da audiência.

Como é a rotina do profissional?

Conforme já adiantamos, a publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do Social Media. Listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia do profissional para te ajudar a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.


Realização de planejamentos

O ideal é que a primeira coisa a ser feita ao fechar com um cliente seja desenvolver um planejamento de redes sociais.

O documento é um compilado das principais informações estratégicas da marca, como o público-alvo, concorrentes e números internos, seguidos de todo o posicionamento e diretrizes que serão seguidas nas redes sociais.

É a hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual, estabelecer regras para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as outras definições necessárias para dar início à execução.

Produção de conteúdo

No planejamento estão definidas várias informações importantes que vão guiar o profissional durante todo o seu trabalho. Quando um post é criado, tenha a certeza de que ele está alinhado a uma série de diretrizes que resultaram de longas pesquisas e análises de dados.

A produção de conteúdo, então, é resultado de uma construção prévia. Depois de entender qual é a personalidade da minha marca, como ela vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão interferências do design, é hora de criar o post propriamente dito!

É importante fazer um calendário  que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo e publicar os conteúdos estrategicamente a partir dos melhores dias e horários da página. As informações são facilmente entregues pelas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento dos perfis.

Lembre-se de entregar valor em cada conteúdo escrito. Para isso, saiba de verdade quem é o seu público e veja além do desejo de converter em vendas. Em meio a vários perfis que competem entre si e estão em luta constantemente contra algoritmos pesados, o que te diferencia dos demais?

Elaboração de relatórios

Como saber se minhas redes sociais estão indo bem?

Assim como na maioria das áreas de conhecimento, o Social Media também é um profissional movido por números: é importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios.

O mais comum é que eles sejam gerados no início de cada mês. Nos documentos, estão expostas várias métricas importantes como o alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.

Além de expor os números, uma análise qualitativa enriquece ainda mais o relatório e guia o profissional de forma mais prática para se preparar pelos próximos meses. Se os números estão ruins, o que fazer para melhorar? Se foram satisfatórios, como escalar ainda mais no período seguinte?

Relacionamento com o público

Já ouviu falar na expressão SAC 3.0 ? Se ela é nova para você, explicamos rapidamente: o atendimento e relacionamento com o cliente mudou muito, principalmente a partir da popularização em massa que as redes sociais tiveram ao redor de todo o mundo.

Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode se transformar em um completo caos.

É o exemplo da marca de roupas Reserva, que no ano de 2018 fez uma ação controversa no Dia dos Namorados. A plataforma era o Instagram, e a campanha não agradou a audiência por apresentar conteúdo apontado como machista e desrespeitoso.

Enquanto o público demonstrava a sua insatisfação online, a resposta da Reserva foi simplesmente apagar os comentários e não promover um relacionamento transparente com os seguidores. O resultado não foi bom para a marca, que demorou a se pronunciar oficialmente e gerou ainda mais revolta quando finalmente apareceu.

Por isso, é preciso visualizar as redes sociais como um dos principais cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, entenda que por trás dos usuários existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.

Receba novidades